Trabalhao de Informática
Trabalhao de Informática

Tema:A informática aplicada na Química

 

AGRADECIMENTO

 

Primeiramente gostaria de agradecer a deus por tudo, aos meus familiares que no meio de carências têm me suportado com muito amor e dedicação. A quem directa ou indirectamente ajudou para que este trabalho fosse uma realidade.

Não deixaria de endereçar os meus agradecimentos aos calorosos sábios que se esforçaram bastante a fim de nos proporcionarem um conhecimento palpável cientificamente. Aos meus companheiros de luta estaremos juntos  durante uma longa data por isso sejam pacientes, estudiosos e até mesmo autoritário quando for necessário prevalecendo e revelando a nossa posição como futuro de Angola!  

 

 

CONCLUSÕES

 

 Por meio da analise das actividades desenvolvidas na aplicação do computador como ferramenta de aprendizagem no ensino de Química, dados colhidos dos questionários respondidos pelos alunos, referencial bibliográfico e apontamento dos professores, conclui-se que o estudo sobre o uso da química em software no ensino, deve ser aprofundado para o melhor uso, resultando no desenvolvimento e crescimento no aprendizado do aluno. Observou-se que a introdução do computador em sala de aula para uso do curso de química produziu salutar mudanças pedagógicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

A informática apresenta-se actualmente como um forte recurso de apoio ao ensino. O desenvolvimento de novos métodos e estratégias inovadoras e dinâmicas de aprendizagem é um factor importante na educação. O uso da Internet representa um momento de desenvolvimento, por ter grande potencial de comunicação e ser muito mais acessível. Enfatiza o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem, e sugere etapas para sua aplicação. O avanço tecnológico vem proporcionando reflexões acerca de como usufruir as novas possibilidades criadas no mundo da educação. “As vertiginosas evoluções socioculturais e tecnológicas do mundo actual geram incessantes mudanças nas organizações e no pensamento humano e revelam um novo universo no cotidiano das pessoas”. Alguns softwares educacionais já disponíveis no mercado auxiliam os alunos a raciocinarem a respeito de certos fenómenos através de simulações. A utilização deste tipo de recurso oferece um ambiente interactivo, onde o aluno é capaz de manipular as variáveis e observar resultados imediatos."O papel da educação é fundamental no enfrentamento do maior desafio actual da humanidade" o papel da educação deve acompanhar as mudanças provocadas pela tecnologia e pela economia não esquecendo a preocupação com a responsabilidade civil pela solidariedade e cidadania. Neste trabalho utilizou-se de diversos elementos de apoio, como: questionários, discussões livre além do software educacional. O software utilizado referiu-se à disciplina de química geral, abordando assuntos como: níveis e subníveis de energia, tabela periódica, electroquímica, radioactividade e algumas experiências.

 

INFORMÁTICA PARA @ EDUCAÇÃO QUÍMICA

 

A Informática veio para ficar! Daqui a alguns anos, usar o computador poderá ser tão comum quanto ver TV ou usar telefone. Muito se fala e se ouve hoje sobre Internet, "sites", "home-pages", "softwares" e "e-mail". Esses termos e assuntos já são comuns em algumas escolas do ensino médio e em muitas universidades.

Mas, então, como as professoras e professores poderiam "usar" essas ferramentas tecnológicas, isto é, o computador e a Internet em suas salas de aula para ensinar química? Como esses ambientes virtuais, isto é, os softwares educacionais e as páginas da web poderiam ajudar os alunos a aprender química?

Além do problema metodológico, é importante destacar que esses recursos não estão, disponíveis em todas as escolas, bem como, a maioria de professoras, professores e alunos do ensino médio ainda não têm acesso a essa tecnologia, principalmente, devido ao seu elevado custo. Assim, é a nossa intenção contribuir para o debate sobre o uso da informática na educação química, por meio de análises de softwares e "web sites" ou sítios (páginas) da Internet dirigidos aos ensinos médio e superior.

Os programas de modelagem, simulação e de bases de dados permitem interactividade entre usuário e o conhecimento, o que pode possibilitar ou facilitar uma aprendizagem significativa dos conteúdos químicos. Da mesma forma, com os programas chamados sistemas especialistas e realidade virtual, pode ser possível estabelecer uma nova forma de relacionamento aluno e o conhecimento químico.
Como resultado da consulta (pesquisa bibliográfica) ao Journal of Chemical Education – JCE, entre 1977 e 1994, foram listados 488 programas, classificados de acordo com doze categorias propostas. Também foi feito o mesmo levantamento de 1978 a 1994, na Química Nova-QN, onde foram encontrados 51 programas para ensino de química. Tais programas são usados de muitas maneiras no processo de ensino e aprendizagem: do simples exercício e prática de problemas numéricos e tutorais de conceitos, que avançam sob o controle do aluno aos softwares de modelagem molecular, aos complexos sistemas especialistas, baseados em inteligência artificial e softwares de realidade virtual que permitem uma nova relação

A pesquisa relacionou o desenvolvimento do hardware com o software educacional, que foi sendo desenvolvido para o ensino de química ao longo de 18 anos. Ficam evidentes as mudanças dos programas: de simples cálculo computacional e tutorais, ou seja, poucos interactivos às simulações e bases de dados / modelagem e / ou simulação com previsão, que permitem boa interacção entre o aluno e o conhecimento.
Levantamos os conteúdos mais abordados nos programas do JCE e da QN e dos tipos mais frequentes. Os conteúdos mais trabalhados foram: química quântica/teoria quântica; análises qualitativa, quantitativa, gravimétrica, volumétrica, titulométria; espectro fotometria, espectroscopia: RNM, EPR; termodinâmica; estruturas, o que totaliza cerca de 49,3 % dos programas, e o tipo de maior frequência foi o cálculo computacional, seguido muito de longe por simulação e tutorais.



Rating: 2.7/5 (714 votos)




ONLINE
9




Partilhe esta Página